0
Produtos no meu carrinho:
    • Total:
      R$ 0,00

     

    Fala galera! Aqui é o Robson Silveira retornando aos artigos sobre como voltar (ou começar) a jogar Magic competitivo.

    Venho trazer aqui uma decklist para o formato Blacksilver, primeiramente apresentando a versão que eu utilizei para jogar o torneio Premier que aconteceu na Playground no dia 12/11, que contou com a participação de 17 jogadores. Em um segundo momento, falarei das mudanças que eu faria na lista, com as cartas que eu trocaria, as que me decepcionaram e que me surpreenderam de forma positiva.

    Ainda, pretendo discutir aqui uma decklist pro Standard, que tem um preço bastante acessível e usa em sua maioria cartas da série Kaladesh, o que torna seu acesso relativamente fácil e que vai sobreviver a próxima rotação, tendo ainda muito tempo de jogo.

     

    Vamos então a primeira lista:

    Ops! Este deck está privado e não pode ser exibido.

     

    O deck tem um custo total de 60 reais, cotado pelo site da Playground. Desse total, METADE é por conta dos Raio Domesticado.

    O funcionamento do deck é bem simples: criaturas rápidas e baratas, com veículos para dar "Ímpeto" para os seus bichos, uma vez que você pode baixá-los e usar para tripular um veículo, independente do enjôo de invocação.

    Eu cheguei a esse deck olhando as cartas de Kaladesh e pensando no quanto os veículos são bons no Limited da série. (Estou desconsiderando o Cóptero do Contrabandista, já que este é uma carta absurda.)

    Eu sei que algumas cartas estão faltando no deck, e isso se deu por 2 motivos: o primeiro deles foi a falta de tempo para que eu desenvolvesse uma lista melhor, estudando com mais calma as opções. O segundo é que eu basicamente só tenho cartas de Kaladesh, então tive que montar com o que eu tinha disponível no tempo que eu tinha.

    Falando em eu ter basicamente cartas de Kaladesh, isso é proposital, como foi explicado no meu primeiro artigo sobre como voltar a jogar. Decidi investir apenas nas séries que estão entrando agora no formato Standard, já que no longo prazo o objetivo é entrar de vez nesse formato.

    Voltando ao deck, terminei 3-2 no torneio, perdendo para dois UR spells - deck que foi o mais jogado no campeonato, com 4 dos 17 jogadores usando alguma variação dessa lista. As minhas vitórias foram contra um Eldrazi UR e dois BR Madness.

    Conforme esperado, eu ganhei dos outros decks aggro e perdi para os control (momento MIMIMI) embora contra os 2 UR Spells tenha perdido de 2-1, mulligando a 5 e a 4 no terceiro game das duas partidas. Uma delas deixei o oponente com 7 de vida, na outra com 4. Então, talvez a match não seja TÃO ruim quanto foi para mim.

    O sideboard foi feito de maneira errada, pois esqueci de colocar 4 Feito para Durar, o que teria melhorado consideravelmente a match contra os UR Spells, já que o +2 na defesa ia salvar os meus bichos das remoções e/ou obrigar o oponente a jogar as suas mágicas instantâneas no próprio turno, para evitar tomar o dano extra, caso fosse usada no meio do combate. Os Fragmentalizar não entraram uma vez sequer no deck, devendo ter seu número diminuído para 2.

    As lands, os Dragster e os Liguem Seus Motores estavam para jogar contra os decks de controle com 5456348765348 remoções. Não é raro que destruam todos os seus bichos e, com o jogo estabilizado, eles virem todos os terrenos para desenvolver o jogo e tentar ganhar. Nesse cenário, muito provavelmente o que vai sobrar em sua mesa serão só os veículos. Tendo um Aeroesquife e um Fretista na mesa, o Liguem Seus Motores vai causar um total de 11 de dano! Provavelmente, vai ser mais do que o suficiente para ganhar o jogo. O Dragster está na lista pelo mesmo motivo. Se você tiver ele e qualquer criatura do deck na mão, em uma oportunidade que você tenha vai causar 6 de dano. Os terrenos estão no sideboard porque com esse plano, a curva do seu deck sobe, e jogar com os mesmos 20 faz você correr o risco de faltar mana.

    Sobre o deck, não existem mais muitos segredos. Basicamente você precisa saber quando atacar com suas criaturas e quando tripular os veículos.

    As mudanças que eu faria seriam as seguintes:

    - 4 Raio Domesticado -4 Inspetor da Fundição -1 Aprendiz do Inventor. Essas cartas virariam 1 Fuxiqueira da Cidade, 4 Fluxo Incendiário e 4 cartas X, que vão depender do ambiente. Talvez 4 Enviada da Expedição (o que baixaria a curva do deck ainda mais, tendo mais quatro criaturas para fazer no turno 1); 4 Guerrilheiro Imprudente, pelo potencial absurdo de dano. Uma criatura no turno 1, outra no 2 e ele mais uma no 3 é uma das jogadas mais brutais que podem ser feitas nesse formato.

    Quanto ao sideboard, não sei se vale a pena manter os Dragster, mas vai precisar de mais teste para que eu chegue a uma conclusão. Quanto aos Fragmentalizar, acho que eu tiraria 2, e colocaria os Feito Para Durar, apesar do fato de que eu preciso achar mais dois espaços, uma vez que quero muito jogar com 4 cópias dessa carta.

     

    DECK STANDARD

     

    Quanto ao Standard, Kaladesh trouxe algumas opções de decks baratos, se você comparar com o preço médio dos decks nas últimas encarnações desse formato (estou falando com vocês, Jace e Collected Company).

    Um deck em particular me chamou a atenção, o RG Energia.

    Basicamente, o deck funciona como o Infect, com diversas mágicas para aumentar o poder de uma criatura e tentar matar o oponente em um ou dois turnos, com a habilidade ativada do Electrostatic Pummeler. Com 3 de energia, um Uncaged Fury e um Blossoming Defense, você consegue causar 16 de dano! E tanto os pumps quanto as formas de conseguir a preciosa Energia tem de sobra no deck, sendo possível (e bem provável) ganhar o jogo no turno 4.

    Vamos a lista:

    Ops! Este deck está privado e não pode ser exibido.

     

    Caso o plano do Pummeler não dê certo, sempre se pode ir pro plano B: socar o oponente com suas criaturas, aproveitando qualquer oportunidade para um pump. Considerando que quase 1/3 do deck é de criaturas, não é um plano difícil de se colocar em prática. Ainda mais com a presença de um Pummeler na mesa, o que vai fazer o seu oponente esquecer todas as suas outras criaturas, com medo de tomar um 1-hit-kill.

    O custo total desse deck é de 432 reais, sendo que 200 reais disso vem do sideboard, o que deixa o deck com um custo de 230 reais, caso você não queira usar o side como está. Além disso, 44 reais são de Aether Hub, uma carta que está jogando em vários decks, e ainda vai jogar muito tempo, não sendo um investimento ruim conseguir logo o seu playset. Quanto aos outros terrenos, Cinder Glade e Game Trail, talvez seja possível diminuir o número deles, caso você não os tenha.

    Esse deck, inclusive, me animou com a possibilidade de jogar Standard de novo, uma vez que é um deck com um preço honesto e extremamente divertido de jogar, embora não seja tão fácil de pilotá-lo.

     

    É isso aí, fico por aqui. Qualquer dúvida, sugestão, reclamação, ideia pra um novo artigo, só comentar.

    Valeu galera e boa sorte!

    Formas de Pagamento:

    Formas de pagamento