0
Produtos no meu carrinho:
    • Total:
      R$ 0,00

    Fala galera, me chamo Sid Guimarães e estou aqui mais uma vez no blog da Playground! Dessa vez o objetivo não é mostrar um deck e analisá-lo completamente, o objetivo aqui é mostrar os 14 decks que você pode esperar nos Cups e Regional de Fortaleza que está chegando aí! =)
     
    01. O metagame de Fortaleza
    Primeiro de tudo, se você tem uma visão de que o metagame de Fortaleza está abaixo da média nacional, você provavelmente terá uma surpresa desagradavel.
    O primeiro passo para a vitória é respeitar seu adversário. Com a globalização cada vez mais forte, todas as regiões tem acesso a informações, possibilidades de testes e acesso as cartas assim como você, ou seja, será um jogo de igual para igual. Sendo assim, é importante treinar o máximo possível.
     
    02. O TOP14
    Agora... Quais decks você pode enfrentar por aqui? Quais são as 14 apostas para o formato de League Cups e Regional PCL-Evo? Vamos conferir meu top14, com listas!
     
    02.1 TOP14: Gyarados
    Isso mesmo... Gyarados. Ele surpreendeu no primeiro regional e sumiu. O fator surpresa é que faz desse deck “estilo Night March” surgir forte em determinados metagames. Se você acredita que o field estará lotado de EXs e Megas, vá fundo! Agora... Se espera muitos Greninja, por exemplo, ele não é uma boa opção para você.
     
    02.2 TOP13: M-Scizor/Garbodor
     
    Scizor é um deck que se aproveita bastante de metas lotados de Gardevoir e Rainbow Road, porém, o fato de não conseguir manter o OHKO e precisar de cartas como Giovanni para dar KOs em Yveltal, Volcanion Baby e etc, agora afetando muito o desempenho do deck. Pelo fato do seu dano máximo ser 120, até mesmo Greninja se torna uma partida complicada. E por possuir uma fraqueza a fogo, as partidas contra Volcanion são praticamente 05/95.
     
    02.3 TOP12: Pidgeot/Jolteon/Garbodor 
     
    O Rogue queridinho do momento, Pidgeot/Jolteon consegue travar muitos decks da atualidade. Por utilizar Garbodor, até mesmo Volcanion fica suscetível ao seu lock quando a partida para o Volcanion não abre bem ou o jogador é meio agoniado. Se você não tem medo de Pokemon Ranger e joga com paciência, esse pode ser seu deck para os Cups/Regional.
     
    02.4 TOP11: Rayquaza 
     
    Rayquaza, no início do formato, entrou em um hype train absurdo. Parecia ser o novo BDIF absoluto, mas logo foi visto que não era bem assim... Com inúmeros Garbodor, Yveltal BKT e Parallel City no Formato, as partidas ficavam bem difíceis para Quaza. Porém, com a adição de Dragonite-EX e a força de Jolteon-EX, muitos players estão apostando nesse deck. Além do mais, ele possui uma partida super favorável contra grandes decks como Volcanion e Gardevoir. Agora... Cuidado com os renascimentos de Zoroark no formato!
     
    02.5 TOP10: Raikou/Electrode 
     
    Se seu objetivo é derrubar os Yveltal do torneio, parece que temos o deck perfeito para você. Jolteon-EX também ajudará em grandes partidas,c omo Volcanion, mas o fato de dar prizes com Electrode e não possuir algo que impeça os Steam Up, torna o deck algo bem frágil para Volcanion-EX e Greninja BREAK.
     
    02.6 TOP9: Darktina 
     
    Outro deck que está vendo cada vez menos jogo graças ao grande número de Enhanced Hammer e Team Flare Grunt no formato. Porém, com a adição de Salamence-EX o deck ganha um novo ânimo melhorando partidas contra Mewtwo, Volcanion e outros decks focados em EXs. Dependendo do meta que você espera, Salamence pode ser usado em 2-3 cópias.
     
    02.7 TOP8: Plumebox 
     
    Um dos meus decks favoritos do formato atual, mas que acaba perdendo partidas pela sua própria inconsistência. Com resposta a tudo que existe no formato, Plumebox consegue lockar qualquer coisa, principalmente se abrir de t1 Vileplume. Se você não busca por uma consistência tão grande, mas quer se divertir vendo seus oponentes irritados, essa é uma boa pedida. O problema será enfrentar inúmeros Garbodor (Trubbish + Float no t1) e Greninjas (que usem Talonflame).
     
    02.8 TOP7: Vespiquen/Zebstrika 
     
    Um deck consistente, divertido e que consegue bater de frente com o melhor deck do formato, Yveltal. Essa é a combinação de Vespiquen. Mesmo com a adição de Garbodor, algumas partidas, como Volcanion, ainda são muito ruins, mas a match Greninja melhora consideravelmente já que ele não consegue dar OHKO nas suas abelhas. Além disso, por usar apenas DCE, se torna um deck versátil, que pode usar Zoroark para certas partidas.
     
    02.9 TOP6: Mewtwo/Garbodor.  
     
    Após o hype do início do formato com Rayquaza, o trem viajou para Mewtwo/Garbodor, porém, com o surgimento de Gardevoir, o deck acabou deixado de lado. Agora, com a pluralização do meta (com Gard sendo cada vez menos jogada), Mewtwo ressurge com boas partidas contra Greninja, Volcanion e Yveltal. Uma grande aposta para os próximos torneios, apenas torça para não enfrentar Gardevoir e não precisar mega evoluir sem Garbodor contra um Yveltal BKT ativo. Haha
     
    02.10 TOP5: Gardevoir
     
    Gardevoir disputa com Rayquaza pelo posto do deck mais caro do formato. O fato de usar 4 Shaymin, 2 Dragonite e 2-3 Hoopa faz o preço do deck ficar bem alto, fazendo com que ele não seja tão popular assim, porém, não deixando de ser uma ótima opção. Com boas partidas contra Yveltal e inícios explosivos, Gardevoir é uma boa opção para você que gosta de decks que se secam no primeiro turno! A fraqueza do deck continua sendo os OHKO, por isso, as partidas contra Volcanion e Rayquaza são difíceis!
     
    02.11 TOP4: Rainbow Road
     
    Rainbow Road se assemelha bastante com Rayquaza, porém com um atacante que dá apenas um prize, o que deixa essa variação em vantagem a quaza.  A versão inicial, com foco em não-ex acabou não dando tão certo como a versão com grandes EXs (e as vezes com Galvantula). As vezes nem Parallel City consegue parar o flow do deck que bate forte e rápido! Cuidado apenas com Enhanced Hammer em grande quantidade no formato e faça valer os -20 a Dark na match contra Yveltal.
     
    02.12 TOP3: Volcanion
     
    Volcanion se mostrou um deck consistente em todos os regionais que aconteceram nos EUA, incluindo também o desafio internacional em Londres. Mesmo com grandes quantidades de Garbodor no formato, o deck se mostrou forte o bastante para derrota-lo. Se você quer um deck simples, forte e explosivo, que consiga partidas justas contra praticamente tudo do formato (as piores partidas pro deck são Gyarados, Rayquaza, Mewtwo e Plumebox), Volcanion pode ser seu deck. O fato de possuir acesso ao OHKO, faz com que até a pior das partidas possam ser vencidas com inícios explosivos.
     
    02.13 TOP2: Greninja 
     
    É impressionante como o deck mais barato do formato (simplesmente por não possuir Shaymin) consegue também ser um dos melhores do formato atual. O grande problema aqui é o grande número de Garbodor (que pode ser contornável com acesso a Balão, Faded Town, Max Potion e Splash Energy usadas na hora certa). O principal foco é a consistência... Por precisar evoluir vários Stage 2 + BREAK durante o jogo, enfrentar decks de grandes básicos acaba deixando Greninja em desvantagem muito rápido durante o jogo. Se você procura um deck simples, barato, divertido e tem coragem suficiente para enfrentar alguns donks, Greninja pode ser o deck perfeito para você!
     
    02.14 TOP1: Yveltal/Garbodor 
     
    Com certeza o TOP1 desse ranking não foi surpresa pra ninguém, com uma consistência absurda, simplicidade nos atacantes, variedade de ações e acesso a Garbodor, Yveltal consegue enfrentar de igual para igual qualquer deck do formato, mesmo os que nasceram para serem seus counters naturais. Alguns decks perderão para Yveltal nos grandes torneios simplesmente por não terem tanta consistência! Se prepare para as mirror (que exigem muita inteligência do jogador) e counters (como Zebstrika, Raichu e Jolteon), pois o grande alvo será Yveltal/Garbodor, o melhor deck do formato atual!
     
    03. Conclusão
    Então pessoal, é isso ae! Espero que tenham curtido e que as listas sirvam de inspiração para seus testes. Qualquer dúvida, problema ou sugestão, já sabem, manda uma mensagem lá no Facebook que curto falar sobre o metagame com o pessoal.
    No mais, aproveitem os Cups para se divertirem e treinarem bastante! Se tiverem a oportunidade de vir a Fortaleza no Regional, sejam bem-vindos! Será uma GRANDE FESTA!  Ah! Se quiserem dicas do que fazer aqui na cidade/estado, também tô disponível pra dar essas ideias para vocês! Haha
     
    Abraços,
    Sid Guimarães.

    Formas de Pagamento:

    Formas de pagamento