0
Produtos no meu carrinho:
    • Total:
      R$ 0,00

     

    Faaala pessoal! Me chamo Sid Guimarães e estou aqui para mais uma análise dos melhores do formato!

    O deck de hoje não muda muito com essa nova coleção e pra mim, é um dos candidatos a BDIF. Estamos falando dele, Darkrai-EX/Giratina-EX, o famoso Darktina!

     

    01. O deck

    Darktina, como é mais conhecido, é um dos decks que tem a maior abrangência entre as partidas do formato. Isso, aliado a uma consistência absurda, a possibilidade de OHKO, a abertura do uso de Garbodor e ainda, o ataque disruptivo de Giratina-EX, fazem desse deck uma das melhores opções do formato.

    Além disso, é um deck aggro, porradeiro, simples para os iniciantes, mas que exige certas decisões e escolha de techs dos mais experientes. Com certeza esse é um deck que você verá pelos TOPs do Brasil durante os League Challenge.

     

    01.1 A Lista Esqueleto

    Pokemons (8):

    3 Darkrai-EX

    2 Giratina-EX

    2 Shaymin-EX

    1 Hoopa-EX

     

    T/S/S (30):
    4 Professor Sycamore
    2 N
    2 Lysandre

    4 VS Seeker

    4 Max Elixir

    4 Ultra Ball

    3 Fighting Fury Belt

    3 Trainer’s Mail

    2 Float Stone

    2 Parallel City

     

    Energias (12):

    3 Double Dragon Energy
    9 Darkness Energy

    Espaços livres: 10.

     

     

    Garbodor Line, Yveltal XY, Yveltal-EX e Hydreigon-EX.

    A lista de pokémon do Darktina normalmente é bem padrão, salvo para alguns jogadores que preferem dar uma importância maior para a Giratina-EX e colocam 3. Porém, alguns pokémon também podem ser usados nesse deck para aumentar a consistência e/ou maior abrangência dentro do meta.

    Pessoalmente, eu apoio completamente o uso de Garbodor (2-1 ou 2-2) para você melhorar sua partidas contra Volcanion-EX e Greninja BREAK (além de outros decks que se apoiam em habilidades).

    Existem versões que também usam Yveltal Baby e seu parceiro EX para voltar energias para o campo e ter um terceiro atacante forte, além de ser mais uma ótima opção para colocar energias e seu Darkrai-EX bater ainda mais.

    Por último, algumas versões sem Garbodor também optam pelo usam de Hydreigon-EX. Ajuda no recuo e também te dá uma certa resposta a decks de Regice, Jirachi Promo e Jolteon-EX, como é o como de Vileplume BOX.

     

    1 Pokémon Ranger, 1 Deliquent, 1 Hex Maniac e 1 Olympia

    Aqui depende muito do seu meta e da versão que você está jogando. Pokémon Ranger/Deliquent pode te ajudar bastante em uma mirror e também em certos momentos em que seu oponente se encontra com 3 ou menos cartas na mão... Isso vai fazer ele jogar de uma forma totalmente diferente durante o jogo.

    Olympia é a nova queridinha do formato, com a exclusão do AZ do formato, ela ocupou o espaço em muitos decks. Aqui, principalmente se você não usar Garbodor, Olympia pode ser uma ótima resposta aos Yveltal BKT, populares no formato, além de também quebrar a matemática dos KO por curar 30.

     

    1 Reverse Valley, 1 Enhanced Hammer, 1 Super Rod, 3 Float Stone e 1 Escape Rope/Switch

    Aqui são outros itens que podem entrar ou não no seu deck dependendo do formato e do seu estilo de jogo. Analise bem seu metagame para escolher bem suas techs.

     

    4 Double Dragon Energy, 10 Darkness Energy

    Uma coisa que muitos players optam é em usar 3 Double Dragon Energy pelo foco de ataques ser com Darkrai-EX. Porém, para manter a consistência e ainda ter a chance de aumentar ainda mais a chances de atacar com Giratina-EX (que você vai perceber que é fundamental em certos jogos) me faz sempre querer jogar com 4 DDE. O mesmo serve para as Darkness Energy, com 10 energias básicas vai ficar complicado de você errar um Max Elixir, além de conseguir manter facilmente o flow de energização dos Pokémon do deck.

     

    01.2 A Lista Final

    Ufa! Depois de analisar certas techs (tentei resumir em pontos como “pokémons”, “trainers”, “supporters” e “energias” para facilitar a leitura de vocês), chegamos a lista final! Vamos ver como ficou:

     

    Pokemons (12):

    3 Darkrai-EX

    2 Giratina-EX

    2 Shaymin-EX

    2 Trubbish BKP

    2 Garbodor BKP

    1 Hoopa-EX

     

    T/S/S (34):
    4 Professor Sycamore
    2 N
    2 Lysandre

    1 Pokémon Ranger

    4 VS Seeker

    4 Max Elixir

    4 Ultra Ball

    3 Fighting Fury Belt

    3 Trainer’s Mail

    3 Float Stone

    2 Parallel City

    1 Enhanced Hammer

    1 Super Rod

     

    Energias (14):

    4 Double Dragon Energy
    10 Darkness Energy

     

     

    02. As matchups

    Com essa lista pronta, agora iremos analisar como Darktina/Garbodor se comporta contra os melhores decks do formato! Se você não leu os artigos de Volcanion-EX e M-Mewtwo-EX, comparamos o deck analisado contra os 13 melhores decks do formato (acha que está faltando algum? Pode mandar sua sugestão!). Enfim, os treze escolhidos foram esses:

    - Darkrai-EX/Giratina-EX

    - M-Mewtwo-EX/Garbodor

    - M-Gardevoir-EX

    - Rainbow Road

    - M-Rayquaza-EX

    - Volcanion/Volcanion-EX

    - M-Scizor-EX/Garbodor

    - Xerneas BREAK

    - Yveltal Variants

    - Greninja BREAK

    - Yanmega BREAK/Vespiquen Variants

    - Gyarados

    - Vileplume BOX

     

    02.1 Darkrai-EX/Giratina-EX

    50-50. Equilibrada.

    Na mirror match, uma carta que pode impactar muito se chama Parallel City. Como normalmente os decks só usam esse estádio (e sem deliquent), se você colocar antes do seu oponente, terá a vantagem pelo resto do jogo. Se você acha que vai enfrentar muitas mirror, pode pensar em utilizar Deliquent, como dito anteriormente, ou até usar outro estádio, como o Reverse Valley. Outra carta bem forte aqui é o Enhanced Hammer, se bem dado, pode gerar viradas incríveis. Foque em limpar as energias do seu oponente e mantenha o flow de Max Elixir consistente.

     

    02.2 M-Mewtwo-EX/Garbodor

    50-50. Equilibrada.       

    Como dito anteriormente, pra mim, Mewtwo vs. Darktina é o clássico do formato. Um jogo bonito e disputado de se ver. O foco aqui é colocar Parallel City no primeiro turno para atrapalhar o setup do seu oponente e seus Hoopa-EX. Também foque em limpar os Trubbish ou atacar de Giratina-EX antes que ele coloque um tool, isso dará uma vantagem considerável na partida. Porém, cuidado, analise bem se ele usa ou não Hex Maniac, isso pode mudar o jogo em certos pontos que você não espera. Você precisa analisar bem quando atacar e quando parar de atacar com a Giratina nessa partida.

     

    02.3 M-Gardevoir-EX

    50-50. Equilibrada.

    Aqui Parallel City também brilha. Nessa partida, cuidado em montar o Garbodor, analise bem a situação, pois isso fará com que os M-Gardevoir consiga dar OHKO nas suas Giratina-EX. Além disso, fique ligado nos seus Shaymin-EX e Hoopa-EX, se possível, retire-os do campo com Parallel, isso dificultará o jogo para Gardevoir. Mais uma vez, também tenha paciência para atacar de Giratina-EX, já que normalmente esse deck usa 2 Hex Maniac. Darkrai-EX com FFB fará com que Gardevoir precise de 2-3 ataques para te nocautear, lembre-se disso!

     

    02.4 Rainbow Road

    40-60. Levemente Desfavorável/Desfavorável.

    Aqui, Garbodor + Parallel City conseguirá fazer virar jogos que pareciam perdidos. A grande dificuldade aqui é Xerneas dar apenas um prize e conseguir levar facilmente Giratina-EX com one hit. O ataque do Tina pode ajudar fazendo com que seu oponente não consiga baixar as DCE, mas como a maioria dos decks de Rainbow Road usam Max Elixir, isso pode custar muitas energias e poder de fogo que aumentariam o ataque do seu Darkrai-EX.

     

    02.5 M-Rayquaza-EX

    65-35. Favorável.

    Como Rayquaza é um deck muito rápido, cuidado com os sweep absurdos que o deck consegue manter. Porém, assim como contra Rainbow Road, Garbodor + Parallel City afetará muito a partida e fará com que ele consiga bater 90 (e não consiga manter o flow de Dragonite-EX, Hoopa-EX e Shaymin-EX). Cuidado apenas com algumas versões que ainda focam em Jolteon-EX, porém, usando sabiamente seu Pokemon Ranger, você não terá problemas em dar OHKO com seu Darkrai-EX.

     

    02.6 Volcanion/Volcanion-EX

    55-45. Levemente Favorável/Equilibrada.

    É aqui que seus Garbodor irão brilhar. Além disso, Parallel City consegue ter a função de atrapalhar seu oponente dos dois lados (tanto batendo -20 e você limpando seus Shaymin-EX, como dificultando o setup inicial dele). Porém, o jogo muda completamente se você não usa Garbodor, não consegue montá-lo rápido ou até se seu oponente consegue limpar o Trubbish rapidamente (ficando totalmente favorável para Volcanion, algo como 65/60-35/40)... Fique atento nisso. 2 Trubbish no T1 poderão te dar um outro jogo, mesmo sendo muito difícil de conseguir essa façanha, caso tenha a oportunidade, não pense duas vezes em colocar os dois de uma vez em campo.

     

    02.7 M-Scizor-EX/Garbodor

    60-40. Favorável/Levemente Favorável.

    É uma partida chata, com certeza, principalmente se ele consegue montar Garbodor e descartar suas energias. Porém, o fato do deck não ter OHKO, possibilita que você, na troca de prizes, consiga superá-lo. Aqui, Parallel City o ajudará muito retirando os Shaymin-EX de campo. Pense sempre que ele precisará de 2 ataques para levar um Pokémon seu.

     

    02.8 Xerneas BREAK

    40/35-60/65. Desfavorável.

    O fato do deck conseguir dar OHKO nos seus Darkrai-EX e Giratina-EX, não depender tanto de habilidade/banco para seu Garbodor/Parallel City atrapalhar e ainda dar apenas um prize, fazem com que essa partida seja bem cruel para Darktina. A sorte é que não é um deck muito famoso no formato, talvez você enfrente muitos por aí, porém, se possível, treine contra para saber como lidar com ele.

     

    02.9 Yveltal Variants

    40-60. Desfavorável.

    É uma partida complicada para você por ele usar Yveltal BKT para espalhar danos. Muitas versões com Zoroark também podem fazer com que ele consiga KOs e dificulte ainda mais sua troca de prizes. Além disso, cuidado com Yveltal-EX contra suas Giratina-EX, alvos fáceis já que normalmente elas estão cheias de energias (isso fará ainda com que seu Darkrai-EX bata menos durante o jogo). Porém, tente focar no flow de OHKO e tenha cuidado na troca de prizes.

     

    02.10 Greninja BREAK

    65-35. Favorável.

    Garbodor aqui é o grande nome do jogo. Uma vez montado, fica complicado para o Greninja voltar ao jogo. Além disso, você normalmente consegue 1-3 prizes antes que ele comece a entrar no jogo de fato. Cuidado apenas com Jirachi Promo contra suas DDE, mas algo que é facilmente contornável com o Pokemon Ranger.

     

    02.11 Yanmega BREAK/Vespiquen Variants

    65-35. Favorável.

    A junção de Garbodor para quebrar a habilidade do Yanmega + o ataque da Giratina-EX impedindo que o deck coloque energias especiais em campo faz com que você tenha uma vantagem absurda. Novamente, cuidado apenas com algumas versões que usam Jirachi Promo, mas normalmente é uma partida que você controlar perfeitamente.

     

    02.12 Gyarados

    60/55-40-45. Favorável/Levemente Favorável.

    Na teoria é uma partida bastante tranquila, já que o ataque do Giratina-EX impede que o Gyarados consiga colocar os Stadium ou DCE. Parallel City também ajuda muito fazendo com que ele bata -20 e você consiga retirar do campo os Shaymin-EX, alvos fáceis para a troca de prizes. Cuidado apenas com os Pokemon Ranger.

     

    02.13 Vileplume BOX

    50-50. Equilibrada/Levemente Desfavorável.

    Como eu sempre falo, jogar contra Vileplume BOX é literalmente uma “caixa” de surpresas. Por exemplo, caso o seu oponente comece e monte Vileplume no T1, um simples Jolteon-EX conseguirá sweepar todo o seu deck. Porém, caso ele não consiga, Trubbish + Float (cuidado com Beedrill-EX) e o ataque do Giratina-EX (cuidado com Jirachi Promo) farão com que o jogo seja mais fácil. Normalmente o jogo é bem equilibrado, com a teoria dando a vantagem para Vileplume BOX.

     

    Placar final: 6-4-3 (Levemente/Favoráveis – Equilibradas – Levemente/Desfavoráveis)

     

    03. Conclusão

    Ufa! Então pessoal, é isso! Pra mim Darktina é um dos bons decks do formato. Consegue aliar uma consistência absurda entre todas as matchs, além de se apoiar que suas maiores fraquezas não são tão usadas. Se você quiser jogar com esse deck, com certeza estará fazendo uma escolha excelente. Treine muito, teste todas as techs possíveis e mais uma vez, qualquer dúvida, crítica ou sugestão, basta mandar inbox no Facebook. Estou aberto para conversar sobre o metagame. :)

     

    Abraços,

    Sid Guimarães.

     

    Formas de Pagamento:

    Formas de pagamento