0
Produtos no meu carrinho:
    • Total:
      R$ 0,00

     

    5 Erros que (provavelmente) você  já cometeu jogando Selado

     

    Fala galera! Aqui é o Robson Silveira e dessa vez estou fugindo um pouco do tema de como voltar a jogar Magic de forma competitiva. O assunto que vou tratar dessa vez são os erros que mais vejo os jogadores cometendo quando estão jogando deck selado.

     

    Não pretendo abordar aqui erros durante os jogos, pois isso requer um pouco mais de cuidado e atenção para explicar algumas situações, assim como fazer um artigo mais complexo do que esse. Talvez eu fale sobre isso em algum momento, mas não agora.

     

    Esse artigo deveria ter saído antes dos releases de Aether Revolt, mas devido a um monte de obrigações, acabei não tendo tempo para terminá-lo. (Dica: não façam mestrado e pós-graduação e trabalhem ao mesmo tempo...) Mas como os erros abordados servem para qualquer tipo de deck selado, uma vez que se tratam de coisas que independem de edição, vale a pena ler, refletir e às vezes voltar para reler.

     

    Vou tentar tratar de cada um deles de forma aprofundada, embora não pretenda que o artigo acabe ficando muito grande. A lista de erros não está disposta em um ranking de "gravidade". Vamos a eles:

     

    Erro Número 1

     

    Não conhecer a série

     

    É de fundamental importância se conhecer a série que vai ser usada para o campeonato. Você PRECISA ter lido o spoiler completo mais de uma vez. Acompanhar os spoilers enquanto vão sendo revelados de pouco adianta, na minha opinião. Isso porque, no geral, eles se focam nas raras e míticas, e a grande maioria das discussões são sobre esses tipos de cartas. Algumas vezes ocorre de uma incomum ser tão absurda, que falam muito sobre ela, mas não é o convencional (estou falando de você, Fatal Push).

     

    Você precisa ter o conhecimento principalmente das comuns e incomuns do formato a ser jogado. As bombas raras e míticas aparecem com menos freqüência nas partidas, então, a não ser que você tenha visto no deck do seu oponente (ou saiba que ele tem), não existe muita razão para se preocupar com elas.

     

    Mas as cartas comuns e incomuns você TEM de saber ao menos, quais são as que parecem ser as 5 melhores de cada raridade e de cada cor. Isso tem duas funções: ajudar na hora de montar seu deck e de você jogar as partidas.

     

    No geral, se o oponente está jogando com uma determinada cor, e ele tem alguma idéia do que está fazendo, significa que as cartas comuns e incomuns deles são sólidas. Muito provavelmente, vai ter algumas cópias das cartas do top 5 das cores que ele estiver usando. Exemplo: em um selado com 6 boosters de Kaladesh, você deve esperar que seu oponente tenha no deck dele ao menos uma cópia de Centelhas da Solda ou de outras remoções, caso ele esteja jogando de vermelho.

     

    Saber o que esperar, assim como saber o que o oponente deve esperar de você, ajuda a ganhar vários jogos por ele não te pegar desprevenido. Você pode também, a depender do oponente, telegrafar alguma carta comum forte e que você não tenha no deck, para deixá-lo sempre jogando com "medo" de você usar aquela carta contra ele. Claro que isso funciona melhor quando você joga contra oponentes melhores.

    Quanto a montar o deck, se você não tiver algumas das staples da cor, você provavelmente não deve jogar com ela. Verifique as outras cores com calma, mesmo que você não goste delas.

     

    Conhecer as cartas ajuda também na hora de decidir se você vai começar ou comprar. Acreditem, isso é muito mais importante no deck selado do que a maioria das pessoas pensa.

     

    Erro Número 2

     

    Ir focado em cores/cartas

     

    Falando em não gostar de determinada cor, isso me leva a falar do segundo erro: ir focado em uma determinada cor/combinação de cores. Claro que isso não é tão importante para aqueles blocos que você escolhia o Kit de uma determinada Guilda/Khan.

     

    Eu tenho um amigo que, por falta de nome melhor, chamarei de "Celso". "Celso" é fissurado em jogar de UB. Ele senta para abrir os boosters em um campeonato selado com o olhar fixado nas cartas azuis e pretas, não importando o formato. Até em trio selado, "Celso" vai separando as cartas UB e montando o deck, sem nem prestar atenção no resto.

     

    Não seja como "Celso". O efeito psicológico de uma pool ruim das cores que você quer jogar é devastador! Você não presta a atenção devida nas outras cores, fica com um sentimento de "derrota", e acaba supervalorizando as cartas das cores que você queria jogar, mesmo que sejam boas. Se forem boas, as chances de você nem considerar outra combinação de cores que, muitas vezes, vão lhe dar um deck muito melhor.

     

    O mesmo vale para cartas específicas, ainda que comuns, incomuns. Todo mundo quer tirar cartas boas, lógico! Mas as vezes nós vamos focados em uma determinada carta que você gostaria de tirar, já que ela é uma das melhores cartas da cor para o formato.

     

    O efeito disso é diferente de quando você vai focado em uma cor: as vezes a ausência da carta faz com que você descarte uma cor que está excelente. Ou a presença dela faz com que você monte um deck pior do que poderia, só porque aquela carta veio.

     

    Claro que existem algumas cartas que fazem você querer jogar com a cor de qualquer jeito. O problema é que em geral, são raras ou míticas que você não vai abrir mesmo!

     

    Então, o negócio é ir de peito aberto, esperando para ver na hora o que vai sair e, seja o que o Magic quiser!

     

    Erro número 3

     

    Não ter um sistema na hora de conferir a pool/montar o deck

     

    Ter um sistema, uma fórmula, um jeito que você sempre faz igual na hora de montar um deck selado é fundamental, por conta do fator tempo.

    É bem comum que jogadores acabem montando decks muito ruins por falta de um método, já que perdem muito tempo e construam seu deck todo nos cinco minutos finais.

     

    Você precisa desenvolver um sistema que lhe ajude a poupar tempo, para poder pensar em combinações, contar número de criaturas, analisar com calma a pool, poder tomar as decisões difíceis.

     

    Quando existe lista, a situação se torna ainda mais complicada; você precisa listar a pool, conferir a que outra pessoa listou, ou seja lá quais forem as variações. É preciso ter muito cuidado com isso, pois existem punições para erros em listas, como Game loss.

     

    Eu, por exemplo, separo primeiro por cor. Depois as cópias dentro de cada cor, tentando deixá-las na ordem da lista. Quando eu entrego a pool para o oponente conferir, eu já deixo na ordem das cores, como vem na decklist. Isso já me deu tempo para visualizar um pouco como está cada cor da pool, me facilita na hora de montar o deck quando eu receber de volta (a não ser que quem vá conferir a lista bagunce tudo) e é um gesto de cordialidade dentro do jogo.

     

    Na hora de montar o deck, eu separo logo quais são as cartas injogáveis de cada cor, e deixo em uma pilha que eu espero não precisar olhar de novo. Depois separo uma pilha de "talvez": essas são as cartas que, no geral, são as de número 21-24 do deck. Depois disso, fico com uma pilha de cartas boas de cada cor, para poder analisar as combinações possíveis. Saber quais são as ruins e as boas fica bem mais fácil se você leu com atenção o spoiler da série.

     

    Outra coisa muito importante é que você leve suas lands, seu shield vazio, assim como uma deckbox onde você possa deixar as possíveis cartas de side/substituições. Esses detalhes ajudam a lhe poupar tempo na hora de montar o deck.

     

    O sistema ideal para você é algo particular. Procure desenvolver o seu, para montar seu baralho com sobra de tempo. Isso vai ser fundamental quando você se deparar com uma pool difícil, e para ter tempo de ir ao banheiro, beber água, olhar outros decks antes da primeira rodada sair.

     

    Erro número 4

     

    Fazer uma base de mana ruim

     

    Ok, você não dá sorte nas partidas. Sempre "zica" uma cor. Mulliga por demais mãos sem lands, ou perde jogos porque não comprou AQUELA terceira planície para poder usar uma habilidade ativada e baixar outro bicho.

     

    Eu venho lhe informar que sua base de mana provavelmente está errada. Você montou seu deck errado, sem prestar atenção nisso. Você demorou demais montando o deck e acabou sem tempo para pensar nas lands.

     

    Acontece. Mas não devia. A base de mana é, talvez, a coisa mais importante do seu deck. Você precisa fazer a distribuição correta. Precisa levar em conta as habilidades ativadas, assim como o custo de cada uma das cartas. CONTE os símbolos de mana. 17 caveirinhas 12 solzinhos, em geral significa que você tem de ter mais pântanos do que planícies. Nessa distribuição, eu provavelmente jogaria com 10 pântanos e 7 planícies.

    Disse provavelmente por existir um pequeno detalhe que é ignorado pela grande maioria dos jogadores: suas cartas baratas são de qual cor? As criaturas que você quer jogar no turno 2, 3 tem custo duplo? Eu tenho algum fixer? São pontos relevantes na hora de distribuir as lands. No caso acima, do 17-12, se a maioria dos meus early drops forem brancos, provavelmente eu jogaria com 9 pântanos e 8 planícies, a depender das cartas, poderia até inverter esse número!

     

    Você não quer ter de mulligar mãos porque todas suas cartas são pretas e você só veio com florestas, por exemplo. E essas mãos são bem fáceis de você acabar escolhendo manter e isso ser uma decisão errada.

     

    Outra coisa que aprendemos e colocamos na cabeça é que o deck tem de ter 40 cartas, sendo 17 lands e 23 mágicas. Não é beeeeeeemmmm assim. Vários decks são bem gulosos em mana , por terem custos altos nas cartas ou muitas habilidades ativadas que requerem mana. Isso deve ser levado em consideração na hora de cortar uma carta e colocar a décima oitava land. Sim, parece ter land demais. É capaz que você venha a floodar em algum momento. Mas não tem situação mais frustrante do que ter 3 terrenos na mesa e as cartas todas de sua mão serem de custo 4 ou mais. Então, nada de agir como um robozinho e avalie bem a quantidade necessária de terrenos. As vezes até mesmo você vai precisar jogar com mais do que dezoito!

     

    Hora do Mimimi : no Pro Tour San Diego, que foi 2-Headed Giant, joguei com meu camarada Elton Fior. Fomos para o último Draft do dia precisando de duas vitórias para fazer day 2. Montamos duas MONSTRUOSIDADES! Meu deck era absurdamente consistente, com várias interações e card advantage e o do Elton era um Monobomba. Basicamente todas as cartas do deck dele eram capazes de influenciar muito no jogo. O único jeito da gente não ganhar as duas partidas era se o deck do Elton zicasse. Optamos por colocar vinte, eu disse VINTE terrenos no deck dele. Resultado, ganhamos a primeira partida e perdemos a segunda, ficando de fora do Day 2, justamente pelo fato do deck do Elton ter faltado mana...

     

    Erro número 5

     

    Ser ganancioso

     

    O que vou discutir nesse ponto é a ganância na hora de montar o deck, querendo usar todas as cartas/cores boas no seu deck.

     

    Aqui é importante esclarecer que eu sou adepto do "splash do doidão". Eu coloco cartas de splash a rodo, as vezes mais do que seria sensato. Eu cheguei, em um Nacional, fazer um UW splash Kumano, Mestre Yamabushi, mandando 3 montanhas pra dentro do meu deck! Não tinha mais nenhum outro fixer. Mas funcionou e eu fiz 3-0 na mesa, ganhando 3 games nas costas do Kumano. Eu fiz isso porque meu deck tinha uma quantidade absurda de draws, não tinha nenhuma carta branca com custo duplo, e apenas 2 cartas azuis com UU no custo. Basicamente, as montanhas não me atrapalhavam em nada.

     

    Mas isso é uma exceção. Normalmente os decks de 3 cores são ruins. A mana base fica toda torta e você acaba perdendo jogos por isso. Quando sua pool não tinha o que fazer, bom, aí não tem jeito. Era 3 cores e acabou.

     

    Só que em geral não é o caso. Ocorre muito dos jogadores quererem usar todas as cartas boas das cores, e acabam trocando consistência por poder. Não vou afirmar aqui que isso é sempre uma coisa errada. Por vezes o deck consistente é muito pior do que o poderoso, então vale a pena o risco de perder jogos para o próprio Magic.

     

    Também ocorre muito das pessoas colocarem 4, 5 cartas de "splash" sem um suporte adequado para isso, só por serem cartas boas. Esse erro fica mais evidente quando o splash é de criaturas de custo barato. A chance de você ter as lands para baixar o bicho no 1 ou 2 com dois terrenos da cor no deck, é pequena. E você não quer baixar um bicho 2/1 no turno 7, quando você FINALMENTE comprou a montanha.

     

    As vezes o splash também é de carta que não ajuda em nada a sua estratégia, apenas por ser uma carta boa. Isso é algo que tem de ser analisado com o máximo de cuidado. Você não deveria querer (geralmente) splashar uma Cólera de Deus no seu deck de 22 criaturas rápidas.

    Outro erro bem comum é de jogadores que splasham mana fixers. Por exemplo, splash verde para Farseek e outra carta. Você quer usar seus fixers justamente para ter acesso ao splash! Você não quer usar o Farseek pra pegar uma shock land que vai te dar mana verde e azul, em um deck UW splash verde.

     

    Novamente, eu sou adepto do splash nos decks. Se eu tenho acesso a fixers, me sinto bem tentado a usar uma carta de outra cor, buscando melhorar meu deck. Mas você só vai me ver jogando com um deck de 3 cores se minha pool for horrível e aquilo for o que eu consegui fazer.

    O ideal é mesmo um deck mais consistente, porque selado se ganha muito nos probleminhas que o oponente teve na partida: zica, mão lenta, mulligan ruim, etc. Você não quer passar por isso.

     

    Outro exemplo de ganância é sempre mandar o oponente começar. Você quer aquela carta a mais, mas sem avaliar seu deck, se o formato é rápido, o deck do oponente (após o game 1). Essa decisão tem de ser tomada com o máximo de informações possível. Tome cuidado, então!

     

     

    Vou finalizando por aqui esse artigo, espero que vocês não tenham cometido muitos desses erros, ou que, se cometeram, não tornem a fazer. Um exercício que recomendo é deixar o deck montado depois do campeonato e avaliar de novo a sua pool, para ver se algo poderia ter sido feito de melhor. Mesmo que você tenha ganhado o campeonato, vale a pena fazer isso!

     

    Espero que tenha ajudado vocês a se tornarem jogadores mais conscientes na hora de fazer as escolhas nos campeonatos de deck selado, e que isso façam com que você se divirta ainda mais quando for jogar!

     

    Dúvidas, dicas, idéias para artigos, só comentar! Boa sorte nos jogos!

    Formas de Pagamento:

    Formas de pagamento