0
Produtos no meu carrinho:
    • Total:
      R$ 0,00

    Fala galera! Me chamo Sid Guimarães e estou aqui para escrever mais um artigo para a playground, outra vez focando totalmente no competitivo, mas agora com um objetivo bem maior: o continental! Iremos analisar no TOP7 decks para o torneio que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de Abril em São Paulo/SP. Isso mesmo, top7. A ideia inicial era falar de todos os 11-12 decks que considero bons, mas quis cortar um pouco e focar totalmente naqueles que acho os mais perigosos e que com certeza você irá enfrentar no dia do torneio!

     

    Antes de começar o top7, irei falar os decks que acabaram sendo excluídos da lista: Yveltal/Garbodor, Vespiquen, Gyarados e Lurantis/Solgaleo/Wobbuffet. Com certeza são decks fortíssimos e que aparecerão no torneio, mas talvez, com uma quantidade bem menor (menos Yveltal, que é um deck bastante popular, acho que teremos bastante pela sua consistência). Eu indico a você, além de estudar os 7 decks que iremos conversar agora, também pegar um pouco do seu tempo para treinar essas partidas, pois esses detalhes é que farão a diferença no resultado final! Treine muito!

    Sem mais delongas, vamos começar! Em sétimo lugar nós temos...

     

    TOP7 – Quad Lapras-GX

     

    Um deck bem divertido e que vem ganhando popularidade nos torneios. Por ser um deck bem barato, tem uma vantagem sobre os outros de ser bem mais acessível (só de não ter que comprar 2 Shaymin-EX ajuda bastante os jogadores não tão competitivos). Se prepare, pois você enfrentará muitos desses decks, treine bastante contra disrupção... Aqui, Volcanion Baby, Yveltal Baby, Super Rod e Brock podem ser cartas essenciais para você ter uma partida mais competitiva contra esse deck. Além disso, o maior medo desse deck se chama Vespiquen, deck que está ganhando bastante popularidade lá fora. Ter fraqueza a Decidueye também é um pouco indigesto, mas com muitos supporters de remoção de energia, a partida pode ser contornada quando os Draw vem certo e quando o jogador de Lapras é paciente!

     

    TOP6 – M-Mewtwo-EX/Wobbuffet/Espeon-GX

     

    Um deck simples, consistente, retilíneo, sem muitos segredos e dificuldades... Esse é o Mewtwo. Agora com seu novo parceiro, Wobbuffet, consegue ter partidas mais agradáveis contra Decidueye. Mesmo sem Garbodor, a partida contra Volcanion ainda se torna muito boa graças a Hex Maniac e Wobbuffet que atrapalharão bastante seu oponente. Caso queira, você pode optar por usar 1-1 ou 2-1 Garbodor, pois Volcanion será um dos grandes decks usados no formato. Outra opção também é usar 2 Parallel City para enfrentar mais facilmente seus oponentes de Rayquaza. Uma dica: não esqueça do ataque do Espeon-GX! Deixar seu oponente confuso é algo muito forte nesse formato, principalmente contra decks como Darkrai!

     

    TOP5 – Turbo Darkrai-EX

     

    Darkrai é um deck muito consistente, muito. Graças a isso, consegue partidas consistentes contra todos os decks do formato e acaba vencendo partidas que pareciam ruins simplesmente por causa da sua consistência de sempre jogar muito parecido. A adição de Wobbuffet veio para melhorar a partida contra Decidueye e Rayquaza e também atrapalhar Volcanion, mas com certeza o foco principal é coruja, pois é uma partida totalmente indigesta para o deck. Mesmo assim, Darkrai é um deck perigoso e que com certeza muitos jogadores usarão! Fique atento. Outra versão que está começando a ganhar destaque é a versão com Giratina e Salamence, com certeza também veremos alguns no torneio e vale a pena o teste contra!

     

    TOP4 – M-Gardevoir-EX

     

    Um deck que mostrou sua força no regional da Argentina e que acredito que ainda tem muito potencial para surpreender em São Paulo. Com partidas boas contra a maioria dos decks do formato e uma estratégia irritantemente simples, Gardevoir é um dos meus decks favoritos (se não, o favorito) para esse continental. Gardevoir pode se aproveitar do aumento de Darkrai, Decidueye, Mewtwo e Volcanion, partidas totalmente contornáveis para o deck. A única partida que ainda é um pouco complicada, é Volcanion, que com um flow de Hex Maniac ou um oponente um pouco mais agoniado, você consegue levar tranquilamente. Caso esteja preocupado com mirror, use a STS para limpar os seus Shaymin-EX e utilize Xerneas BREAK para KOs estratégicos para pegar 2 prizes. Pedro Medina, da BA, mostrou o poder do deck na argentina e é algo que você não pode deixar de lado!

     

    TOP 3 – Volcanion-EX

     

    Em terceiro lugar, Volcanion-EX! Um dos decks mais adorados pelos latinos, mas que também vem dominando grandes torneios mundo à fora! Vencedor do continental da Oceania e do Regional de Utah, Volcanion mostrou que não é um deck que morre nos tops e que tem condições de levar títulos importantes devido à sua grande consistência. A única desvantagem é o aumento de Wobbuffet no formato (por isso, use com sabedoria suas Escape Rope), Hex Maniac e Silent Lab (não jogue com menos de 3 estádios caso você não queira sofrer com Labs). Decks como Mewtwo e Rayquaza, partidas não muito boas para o deck também estão aumentando, mas que são contornáveis caso você jogue com calma e saiba quando usar seu Salamence-EX, carta extremamente forte nesse formato, principalmente contra Darkrai-EX, fazendo grandes OHKO mesmo com Silent Lab em campo. Treine bastante e cuidado com mirror match, aqui Salamence é extremamente forte também. Caso você não tenha tanto medo de Decidueye e queira focar em Garbodor, Catchers, a tech do sucesso, também pode ser considerada!

     

    TOP2 – M-Rayquaza-EX

     

    Ian Fukuda com seus dois League Cups seguidos em São Paulo mudou a relação dos jogadores com Rayquaza. O deck que parecia ser uma das melhores opções para o formato, ganhou a certeza que precisava depois desses resultados. Decks como Darkrai e Mewtwo podem usar 2 Parallel City para melhorar essa partida, por isso, fique atento e saiba administrar bem seus estádios e a hora certa de baixar seus pokémons no banco! Com certeza será um deck considerado pelos top players e que você poderá enfrentar, por isso, treine bastante com e contra! A velocidade, potencial de OHKO e draw de Shaymin-EX tendo a possibilidade de manter um flow de Hex Maniac é algo muito forte para o formato e que consegue levar partidas inteiras.

     

    TOP1 – Decidueye-GX

     

    O primeiro lugar com certeza não é surpresa pra ninguém. Decidueye/Vileplume é um deck extremamente consistente e forte, chegando a ser absurdo. Sua possibilidade de item lock + habilidades de dano do Decidueye fazem do deck um exterminador de decks em partidas em que o oponente apenas assiste você jogar. A desvantagem é que as vezes o deck consegue travar de um jeito que não consegue voltar ao jogo e as vezes, não montar o Vileplume nos primeiros turnos te dá uma desvantagem muito grande para o resto da partida, porém, o deck graças ao Lysandre Stall + Vileplume consegue viradas incríveis apenas com deslizes dos oponentes, mas não se engane, jogar de Decidueye não é tão simples quanto parece. Treine muito e veja como o deck se comporta... Analise partida por partida, pois nem sempre é necessária apressar a entrada do Vileplume e não esqueça que existe uma coisa chamada Shaymin Loop, que é algo extremamente forte nesse deck, por isso, saiba quando usar cada estratégia e quando montar ou não seus pokémons. Se você pretende ir de Decidueye, com certeza você estará jogando com o BDIF e estará com um alvo na testa! Haha Decidueye é: ou jogue com ou jogue contra! Não tem como! O deck foi um divisor de águas nesse formato e mostra o porquê em todos os torneios que passa. Fiquem atentos e treine bastante contra esse poderoso deck!

     

    Analisando o meta!

     

    Essa é uma tabela bem crua que fiz para a gente analisar como os decks se comportam contra cada um, obviamente que techs, draws e jogadores influenciam muito nesses resultados, mas acredito que a maioria está bem assertiva com a realidade, mostrando a força de certos decks, como Rayquaza e Decidueye (TOP1 e TOP2 do nosso ranking) e a surpresa, mas inconsistência de Hammers de Lapras-GX (nosso TOP7). Aqui também vemos Darkrai (nosso TOP5) em último, mas que, com sua consistência, consegue levar partidas apresentadas como fracas nesse ranking.

    Então gente, é isso! Espero que vocês tenham curtido! Treinem muito contra todos os decks citados aqui e contra qualquer outra formação que venha aparecer nesses últimos dias. Agora é hora de consistência, sem muitas invenções, foquem em decks retilíneos e consistentes, pois jogaremos no mínimo 18 partidas (9 rounds 2-0) para entrarmos no TOP32, ok? Espero que esse conteúdo ajude vocês de alguma forma e que vocês tenham ótimos resultados no torneio! Nos vemos lá! Vai ser uma festa absurda! Joguem para se divertir e com calma, que tudo dará certo! O mais importante é aproveitar o que será, muito provavelmente, o maior torneio da história da América Latina!

     

    Abraços,

    Sid Guimarães.

    Formas de Pagamento:

    Formas de pagamento