0
Produtos no meu carrinho:
    • Total:
      R$ 0,00

    Fala galera, me chamo Sid Guimarães e estou aqui para dar início a série de 05 textos que irei fazer aqui no blog da Playground, focando no primeiro regional brasileiro dessa temporada. Irei comentar sobre os 04 decks principais do formato e, antes do regional de BH, darei a lista de algumas outras opções e rogues que podem surpreender em Minas. Então, para iniciarmos essa jornada: Gardevoir-GX! O deck que utilizei nos dois League Cups aqui em Fortaleza, o primeiro, dia 23/09 passando em primeiro no suíço e o segundo, dia 24/09, passando em segundo lugar no suíço e me consagrando campeão!

     

    Treinei bastante para chegar a essa lista, e é aqui que eu faço a primeira menção honrosa: Amarílio Cavalcante. Grande player daqui do CE que me ajudou nas madrugadas no PTCGO e Whatsapp pra chegar a essa lista redondinha. A inspiração veio principalmente das nossas listas + TOP8 de Bremen + Lista do Raphael Souto de SP (outro gigante do cenário BR que vai destruir tudo na master agora).

     

    Enfim, sem mais delongas, vamos à lista!

     

    01. A lista

     

     

    02. Explicação das cartas

     

    Vamos analisar as principais mudanças que fiz na lista “padrão” de Gardevoir.

     

    1 Mr. Mime

     

    A 60ª carta do deck. Inutiliza Tapu Koko Promo ajudando bastante a partida contra Ninetales-GX e Tapu Bulu-GX. Sem os 20-40 iniciais do Kokinho, fica beeeem complicado para esses decks vencerem você, principalmente se eles se apoiarem em Espeon-EX no late game. Joga muito e garante essas duas partidas, porém, seria a primeira carta a ser cortada caso algo precisasse entrar na lista de última hora.

     

    3/1 Gardevoir/Gallade, 1 Maca, 1 Rod

     

    Eu considero bem padrão usar 1-1 Maca-Rod se você quiser usar Gallade. A força de apenas 1 Gallade + Maca consegue derrubar 3-4 Baby Ninetales, sem contar que o combo com Octillery faz seu jogo ficar bem mais fácil.

     

    1-1 Octillery

     

    Se mostrou o ideal nos treinos, nunca queria ter um segundo octillery no banco, pois normalmente o quarto-quinto espaço tem que ser dos Tapu Lele-GX para Guzma/N/Sycamore. Seu draw Power de 5 também se mostrou muito mais eficiente do que Oranguru.

     

    4 Rare Candy

     

    Se meu objetivo é montar Gardevoir-GX, tenho que apelar ao máximo para que o deck faço isso nos turnos iniciais. 3 Kirlia ajudam bastante contra Espeon-EX e agregadas à 4 Rare Candy, você tem uma chuva de Gardevoir no T2-T3!

     

    1 Vulpix, 0 Diancie

     

    A Diancie só é efetiva com Float Stone, carta que optei em não usar. Então ela ficava meio morta se eu não abrisse com ela. Foi uma remoção natural, Vulpix joga demais.

     

    2 Parallel City

     

    O “tempero” europeu na lista. Quando vimos a lista do TOP8 de Bremen nos apaixonamos pela Parallel na lista, porque realmente ajudava bastante no early game contra Golisopod, Mirror, Metagross e todos os outros decks que se apoiam em Brigette T1. Além disso, a carta limpa seus pokémons do banco e ainda reduz 20 de pokémons importantes como Greninja, Volcanion, Golisopod etc em certas situações.

     

    3 Choice Band, 1 Max Potion

     

    Essas duas cartas foram adicionadas pensando bastante na mirror. A terceira Band é totalmente necessária quando adicionamos a Max Potion para você garantir pelo menos 60-120 de dano no turno seguinte depois da Max na sua Gardevoir. Sem contar que bater 30 a mais sem dar energia pro seu oponente na mirror ajuda demaaaaaaaaais. Outra partida que essa Max Potion ajuda bastante é contra Golisopod, pois eles nunca conseguirão te dar OHKO em uma Gardevoir-GX limpa. A Max te dará mais 1-2 turnos.

     

    2 Brigette

     

    Mesma lógica dos 4 Rare Candy. Meu objetivo é abrir de brigette t1? Então temos 2 para nunca falhar! O número de jogos que eu começo com brigette na mão não está no gibi. Realmente indico bastante 2 Brigette nesse deck! Se você prizear duas como meu amigo Amarílio (que usou a mesma lista nos cups), aí você pensa em usar 3!

     

     

    03. Outras Opções

     

    Agora que analisamos o que eu mudei, que tal vermos o que também pode ser adicionado para outros testes?

     

    2 Vulpix, 4 N, 2 Remoraid

     

    Se você é o rei da consistência, existem certas cartas que podem ser adicionadas ao deck para você se sentir mais confortável. O quarto N, a segunda Vulpix e segundo Remoraid. O N te trará uma maior preservação dos recursos, enquanto a segunda cópia de Vulpix/Remoraid te fará menos dependente dessas cartas não caírem nos prizes ou serem nocauteados no early game, principalmente Vulpix. Seu jogo é outro sem tê-la no early game.

     

    2 Super Rod, 2 Max Potion

     

    A lista inicial começou com 2 Max Potion, jogou demais, mas teve que sair para outras cartas entrarem. Então, caso você queira colocá-la, não esqueça da sua segunda Super Rod.

     

    1 Oranguru

     

    Mesmo eu preferindo Octillery, trocar a linha de 1-1 por 1 Oranguru te dá um espaço na lista, além de ser um atacante consistente de 1 prize que não é tão demorado para montar como Gallade. Ele cuidará muito bem das Baby Ninetales, além de bater bem em pokémons pós-Kiawe.

     

    4 Gardevoir-GX

     

    Caso você opte por Oranguru, sua lista pode se dar ao luxo de usar 4 Gardevoir-GX. Realmente, o deck flui bem melhor em setupar as Gard quando você usa o número máximo. Nos cups enfrentei uma mirror contra um grande amigo, Ghabriel Rodrigues. Ele usava 4 Gard e nossa final foi bastante emocionante. Vale a pena dar uma testada!

     

    3 Field Blower

     

    O hype está em quê? Garbodor? Então o terceiro Blower cairá como uma luva. A match contra Golisopod/Garbodor é bem complicada, o terceiro blower ajuda bastante. Se preparem, pois será um deck bastante usado em BH!

     

    9-4 Energias

     

    A linha de energias dos sonhos, 9 Fairy e 4 DCE. Se você quiser jogar com 0 ou 1 Parallel, também pode achar sua nona energia aqui. Seu deck terá uma explosão muito maior e não ficará com aquela sensação da energia não vir na hora certa.

     

    2 Float Stone, Fairy Garden

     

    Nunca vi muito sentido nas Float, mas ajudavam pra setupar a Diancie. Não vejo, em um meta com Guzma, o “stall” sendo tão forte. Seu deck também tem acesso a 2 fairy ou 1 DCE e 1 Fairy no mesmo turno, ou seja, nunca fiquei muito preocupado em ficar preso de polvo no ativo. Se você espera muito Espeon-GX, talvez Float/Fairy Garden sejam seus melhores amigos, pois ajudam bastante nas partidas, porém, nos meus testes, nunca foi realmente necessária... Tirando Polvo, todo seu deck recua com 1 (Gard-GX/Gallade recuam com 2, mas são seus atacantes mesmo...).

     

    1 Turtonator-GX

     

    Quer algo “spicy”? Com certeza Turtonator é sua escolha. Ele está sendo usado por alguns jogadores famosos, como o Russell LaParre. A tech é usada para bater forte em decks como Metagross-GX, sua pior match. Porém, a carta acaba ajudando contra Golisopod-GX também!

     

    1-1 Sylveon-GX

     

    Se seu metagame for lotado de Metagross-GX, Sylveon-GX pode ser uma boa saída (principalmente com Parallel City). Isso mexerá bastante com sua lista (prefiro Oranguru na versão com Sylveon do que Octillery, por exemplo). Também vale o teste! Muitos jogadores, principalmente os americanos, acreditam que Gardevoir/Sylveon é a melhor versão de Gardy e que talvez seja até o BDIF!

     

    Considerações finais

     

    Então galera, é isso. Espero que minha experiência com Gardevoir-GX ajude vocês. Estou muito apaixonado pelo deck e com certeza é um dos meus decks favoritos para eu usar no regional de Belo Horizonte.

     

    Utilizem a lista como base, testem as outras opções e detonem nos torneios! Qualquer coisa, já sabem né? Mandem uma mensagem lá no Facebook que será um prazerzão responder e conversar sobre metagame/decks.

     

    O que acharam da lista? Sentiram falta de algo? Alguma tech?

     

    E até a próxima análise. Com Golisopod-GX/Garbodor!

     

    Abraços,

    Sid Guimarães.

     

    Formas de Pagamento:

    Formas de pagamento